quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Retrospectiva

Por Mik

Pensando que nem todos receberam os emails por mim enviados, ou porque esqueci de adicionar a lista, ou porque caiu na caixa de spam e foi diretamente apagado, ou porque passou desapercebido... Resolvi fazer uma apanhado dos 3 emails enviados.
Lá vai...

10 de agosto de 2010

Chegamos bem!
As conexões aconteceram no tempo previsto. Em SP tudo tranquilo, em Munique descobrimos que a fila indiana é totalmente diferente de uma fila feita por/com indianos.... Para embarcar entramos numa "fila indiana"... só passava um por vez, mas tinha indiano vindo de todos os lados. Eram mais ou menos 5 filas que dava numa só... Viajar para Mumbai não é rápido, mas um dia chega! rs
A previsão era chegarmos as 23:05hs, mas por ocasião de uma obra ficamos 45 minutos sobrevoando o aeroporto... afinal estávamos numa "fila indiana" para chegarmos ao solo. Vai vendo!!!
As malas nem demoraram tanto. Com a experiência do Johnson em Bamako - Mali, a previsão era ficar sem alguma(s) mala(s).
As malas chegaram... bom sinal, Shiva está do nosso lado, os Deuses estão do nosso lado!


Já a caminho hotel fomos ouvindo algumas orientações, são elas:


Vocês não podem dar muita conversa para o motorista, nem para a empregada doméstica. Deixar o motorista e a empregada conversarem, nem pensar!! Ocorre que os indianos tem a cultura da fofoca. Se um sabe, todos sabem... Cidade pequena é fichinha perto do que os indianos são capazes...
Para ter um celular no seu nome, depois de entrar em contato com a empresa, aguarde 10 dias e duas visitas na sua casa. As companhias telefônicas precisam ter certeza que você existe e que é "alguém de bem". Só morando na Índia para comprar um celular na Índia. Aqui é considerado uma arma. Estamos num país com possibilidades de atentado terrotista. O paquistão é logo ali...
"Cuidado" com os indianos, eles mentem! Sempre vão mentir. Taxista, comerciante... Eles precisam de dinheiro, e você estrangeiro, tem o que eles precisam. O roubo aqui não vai no susto, ou no (sobre)assalto, mas na cara dura mesmo. Se vale 100, eles cobram 200.

Ps.: Ainda estamos avaliando essa 3ª dica... Não podemos/queremos acreditar nisso.
Pois bem...
Chegamos no Hotel quase 2 da manhã. Para entrar, abre-se o capô do carro, olha-se encima e embaixo. No bombs? Então pode entrar... o carro.
Desceu do carro? Suas malas passam por um raio X (igual do aeroporto) e você passa pelo detector de metais. No bombs? Então pode entrar.
Normal, hotéis são focos de atentados terroristas.

Ps.: é MUITO menos assustador do que parece, podem acreditar.

Hoje acordamos quase ao meio dia, daqui. Novo dia, novas dicas:

Limpeza não é um dos "fortes" indianos.
Ficar "no trono" é algo que TODO ocidental, passa na Índia, até conseguir se acostumar com os temperos e a quantidade de pimenta usada na comida. Queridos, o "quente" baiano é fichinha perto do "quente" indiano. Aqui é 10 vezes mais pimenta que o muito apimentado na Bahia. Parece que aqui sem pimenta já tem pimenta... Vai vendo vocês da pimenta, quero só ver! kkkk
Andar de mãos dadas? não pode!
Beijar em público? Quem sabe depois das 2am, numa boite, depois de algumas bebidas e sem "ninguém" vendo.
Aqui temos guarda moral, tipo bomba de efeito moral!?!?! Beija na boca no meio da rua pra você ver!!
Carne de vaca/boi? Tem de búfalo, vocês não vão sentir tanta diferença.
Pedir para um indiano tirar o lixo? Você sabe qual a casta dele? Esse pedido pode ser uma ofensa!

Algumas informações para o primeiro dia em Mumbai.
Tá achando pouco? Vai vendo!!!

Lembrando que temos 8:30hs de fuso, para mais, com relação a Brasília.

16 de agosto de 2010

Conseguimos o ap!!!
Na quarta passada fomos olhar um ap. em cuffe parade.
Chegar num dos bairros supostamente mais chiques de Mumbai foi assustador!! Quantas favelas em frente?? Digo: 1 enorme, itapoã é fichinha! Aqui se vê favela em todos os lugares que se anda. Nelas vivem as pessoas das castas mais pobre. Parece que são mais de 100 castas.
Bem... descobrimos que os indianos não prezam pela beleza exterior. O hall desse prédio é mais arrumadinho que a fachada dele. No estacionamento só 3 tipos de carros: Mercedes-Benz, BMW e Toyota. Todas as pessoas chegam com motorista.

O corretor chegou a dizer que lá só moram as alta castas... políticos, comerciantes....
Pensei: Como posso morar nesse prédio?!?! Pra chegar carregando as compras, toda suada... aff. Vão achar que sou uma Dalit!!! Vou ter que subir pela parte de trás. Mas o que seria uma Dalit perto de uma firangue estrangeira?!?! rsrsrs
Ps.1: Aqui existem pessoas para: carregar suas compras, abrir a porta do seu carro, abrir a porta do elevador, dirigir seu carro... até alguém para limpar sua orelha com cotonete, existe! enfim... e a justificativa é que com tantos indianos, eles precisam disponibilizar várias opções de trabalho... taí, vai uma limpeza de orelha?!?!
Subimos até o 16º andar. Tipo muito alto! e eram 25 andares.
Quando chegamos, caramba!?!?! uma sala enorme, com 4 quartos + dependência de empregada. Pra quê tudo aquilo? Não faço idéia... "Abstrai Mik"... o apartamento era todo em piso de mármore, todos os quartos com banheiro e uma sala enorme. A vista do ap. era para uma magnífica favela e para o mar. Primeiro assutei, depois comecei a perguntar, e meu tradutor particular traduzindo... é claro. De repente me adentra o recinto um mulher indiana. Ela entra, sem nem nos olhar. Olha para os lados e fica ali, parada, no meio da sala (que é enorme). Eu fiquei sem reação. Enquanto isso o corretor continua conversando com o Johnson como se nada estranho estivesse acontecendo. Quando saimos do apartamento ela sai e entra no apartamento ao lado. Pensei comigo... deve ser costume, a vizinha vem, entra, olha e depois vai embora... sem falar nada!!!! Lembrei... indiano e sua famosa fofoca. Vai vendo!!! O prédio já saberia que um casal de brasileiros estariam morando naquele apartamento em alguns dias.
Decidido, aqui, definitivamente, não será nossa casa.
Hoje fomos ver o segundo ap. Acho que esse sim, será o nosso.
Uma sala enorme, rsrs, com +- 3 quartos. Dois quartos com banheiro e um quarto que fazem de sala de jantar. Um dos banheiros está em reforma. A dona do ap. disse que eles arrumam o que quisermos.
Ps2: Aqui eles não deixam o apartamento pronto para o inquilino, arrumam só se forem alugar e se o inquilino fizer questão.

Bem... eu farei questão que arrumem algumas coisas. rsrs
Falando sério... a cozinha está horrível, já o resto do ap. está em bom estado. Acho que conseguiremos fazer daquele ap. nossa futura casa. Afinal, 3 anos até podem passar rápido, mas não deixam de ser uma vida.
Ps3.: Ar condicionado em todoooo ap. :D
Tomara que a luz não seja objeto de luxo! rsrs

Logo, logo... mais notícias.


31 de agosto de 2010

Demorei mas "chegay"!!! rsrs
Andamos um tanto sem notícias, mas agora vai...
Estar aqui (Mumbai) tem sido bom e ruim ao mesmo tempo. Tá difícil lidar com esse paradoxo, mas temos tentado. O que tem nos incomodado mais (a mim mais, confesso), nem tem sido a sujeira... mas a forma como as pessoas lidam com as situações. Tudo aqui é num tempo muito louco.
Pra sair, é um parto! Pensamos em contratar um motorista - sairia barato, além de ser muito comum na sociedade indiana - mas teríamos que comprar um carro. Não sei se seria uma boa comprar um por agora.
Ps.:Dirigir nessa cidade é praticamente impossível, tudo é na intuição. Nunca vi nada igual.
Moral da História: A sujeira não é problema nosso; mas o dinheiro gasto para uma boa qualidade de vida em Mumbai, pode vir a ser...

Estamos procurando um lugar para eu fazer aulas de inglês. Na terça passada fomos numa escola, aparentemente uma das melhores de Mumbai. Johnson queria participar de alguma aula para ver como era a didática, mas não tinha nenhuma acontecendo no momento. Então aguardamos um pouco para conhecer uma das professoras e ouvir: "Você precisa de uma professora particular, você precisa aprender gramática. Vá e medite sobre isso. Depois volte, e assim, já sabendo qual tipo de aula deseja ter, te passo o telefone da professora." Johnson até tentou conseguir o número da dita professora que fala inglês, espanhol e francês, mas foi em vão.
Saimos de lá pensando...

Mik:
Ok Sri, ok mestre, mas aqui não é uma escola de inglês?!?! Aqui eu não aprenderia a dita gramática?!?
Johnson:
"...you go think it over...": aí eu peço o contato do tutor privado que fala espanhol e francês e ela diz, "GO THINK IT OVER, then you come back and we'll see...".
Tipo, Sr. Miyagi, "Daniel-san, medite e busque o caminho...".
Mas eu só quero um contato!

Enfim, estamos meditando a respeito de aonde essa prof particular pode me dar aulas, já que hoje moramos numa kit/apart hotel, e espaço não é um dos nossos privilégios. (isso até metade de outubro, quando pretendemos nos mudar para o apartamento)
Moral da história: Não discuta com os "Brâmanes"! Eles SEMPRE saberão o que é melhor pra você. Deus disse!

Na quinta passada fomos num pub que chama Blue Frog. Na verdade é uma casa de shows, bem legal. Assim que tivermos como, tiraremos fotos.
Para chegar lá, a história... o pub fica a 30 minutos do hotel.
Ok, vamos de táxi. Decidido.
Mas qual?
Têm 3 tipos de táxis aqui.
1º. carros dos anos 70, bem fedidos;
2º. carros mais novos e com ar condicionados;
3º. do tipo chic. rsrs
Até conseguirmos chamar um táxi do 2º tipo, foram uns 30 minutos de espera.
Detalhe: quem negociava com o taxista era o Concierge.
Funcionava assim: Nós ligávamos para o concierge que ligava para o taxista (que em sua maioria, mal fala inglês!)
Nisso falamos - Johnson falou - com o concierge umas 4 vezes ao telefone.
Depois que conseguimos - o concierge conseguiu - foi fácil.
Combinamos do mesmo cara ir nos buscar às 00:30 am.
Bem, ele levou e buscou por 900 rupias = +- 20 dólares. Achamos um preço justo.
Moral da história: Duro não é decidir sair e para onde ir, mas sim arrumar uma forma de locomoção em menos de 30 minutos e que o condutor fale inglês!

Ontem ganhei de presente, do Bem-bem, o Kit para o projeto: Mik magra em 2011! rsrs
Os primeiros passos foram dados ontem a noite na esteira da academia do Taj Wellington Mews.
Run forrest! Run!!



A última também aconteceu ontem...
Atividade do dia: Fazer um arrozinho para o almoço.
Estou medindo a quantidade na xícara, quando de repente, não mais que de repente, aparece no meio do saco de arroz... um negócio!! Que negócio??? Uma PIMENTA seca, vermelha e enormee!!
Pena que estava sem máquina... merecia uma foto!



Estamos usando o skype, está funcionando a todo vapor.
Quem quiser falar e ouvir nossa voz...

Ps.: Se não estivermos online é só mandar uma mensagem, tipo secretária eletrônica?! Assim que possível responderemos.

That's all folks!!!


Bjooo enorme!!!

4 comentários:

  1. Bah!!!

    Já tinha recebido os e-mails, mas continuo me divertindo com as histórias!

    É impressionante como as coisas são diferentes por ai, deve estar sendo complicada a adaptação de vocês por ai. Mas com certeza tirarão de letra tudo!

    Aguardarei ansiosa mais histórias!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Queridos! Espero conseguir enviar essa mensagem! é a terceira! errei todas as tentativas anteriores! meditarei a respeito!
    bjs, tia Carmen e chihuahuas!

    ResponderExcluir
  3. queridos, to morrendo de rir com essas loucas histórias! meditar sobre curso de inglês é demais rsrs... desejo tudo de bom aí pra vcs, vai ser um grande aprendizado de vida aprender a ver beleza no que a princípio nem é belo.aliás, a foto do céu pós-chuva é um exemplo: extasiantes lindas cores, amei!
    vou acompanhar sempre e colocar o link daqui no meu blog right now!
    beijos e amor,
    nina

    ResponderExcluir
  4. Hahahaahah! Mik, a do curso de inglês é sensacional!

    ResponderExcluir