domingo, 12 de setembro de 2010

Jornal pra quê?

Por Mik

Ontem foi feriado na Índia.


Ganesha, Ganapati

Todo ano, entre os meses de agosto e setembro, acontece principalmente nas cidades de Maharastra, Goa, Gurajat, Orissa, Karnataka, Tamil Nadu e Andhra Pradesh, o festival GANESH CHATURTHI
A data vai de acordo com o calendário nacional indiano, mas sempre cai no mês Braadrapada. Contam-se 10 dias do 4º dia de lua crescente de Braadrapada até o 14º dia, quando somam 10 dias de celebração. Nessa época comemora-se o aniversário do Lord Ganesh, e tudo termina no dia de Anant Chaturdashi, que é 11º dia após a comemoração do Ganesh Chaturthi.
 
Quando você pensa que acabou, tem mais...

Tudo começa de 2 a 3 meses antes. Quando os artesãos começam a "produzir" vários tamanhos de ganesha. Tem ganesha que chega a ter mais de 8 metros de altura. 

Eles levam a estátua para dentro de suas casas e untam com um unguento vermelho ou com pasta de sândalo. Oferecem coco, açúcar mascavo, 21 modakas, 21 folhas de durvas e flores vermelhas. Além disso cantam hinos védicos durante esses 10 dias. 

Durva
Modaka


Olha a magia ai meu povo!

Acha que acabou? Vai vendo!

No 11º dia eles retiram a imagem de dentro de casa e saem em procissão pela rua, cantando e dançando até chegar ao mar. Ai rola o Ganesh Visarjan, tipo Ganesha ao mar! 

Lembrou de rituais semelhantes??? Então vem comigo!

Eles jogam a imagem ao mar, acreditando que ali ganesha encontrará a passagem de volta para sua casa em Kailash, levando consigo todos os males que incomodavam seus devotos. Removendo todos os obstáculos e deixando só paz e prosperidade.

Enquanto jogam a imagem, vão gritando...

Ganapathi Bappa Morya, Pudhachya Varshi Laukar ya - Oh Senhor Ganesha, venha mais rápido  no ano que vem. (Esse ano o ritual de ganesha ao mar deve acontecer dia 22.)

Ontem a cidade era só luzes. Vários grupos reunidos cantando os hinos védicos.

Hoje, como de costume, acordei e fui pegar o jornal na porta. 
Surpresa! 
Não tinha nenhum jornal. 
Sempre tem. 

Então, meu amado e atencioso marido liga na recepção e...

Johnson: Não recebemos o jornal hoje. Acredito que deva ter ocorrido algum engano.
Concierge: Não senhor. Ontem foi feriado de Ganesh Chaturthi. Não houve produção de jornais. Ninguém trabalha no dia de Ganesh Chaturthi.
Johnson: Me desculpe. Obrigado e tenha um bom dia!

Ps.: Já imaginou o Brasil parar no Carnaval, no Corpus Christi, na Páscoa, no Ano Novo, no Natal??

É meu povo...
Jornal pra quê? Se você está na Índia e as notícias são todas sobre Dabanng - a última sensação de Bollywood, e os suícidios por motivos relativamente indianos... 

Vai vendo!!!!


6 comentários:

  1. re, re, re... Mas há pouco tempo no Brasil os jornais não saíam nas segundas-feiras, por causa do domingo. E, depois de alguns feriados, acontecia o mesmo! Foi a concorrência entre os veículos que levou eles a mudarem a política.
    Tá certo que em cima do pobre coitado do jornalista, que além de trabalhar mais do que as 7h máximas (ou 5h, agora não me lembro bem...) por dia, ainda tem que fazer uns dois ou três plantões de final de semana por mês.
    Estou feliz que vocês estão se virando bem por aí!! Acostumar com a cultura local é bem foda!
    Mas não se preocupem: Ganapathi Bappa Morya, Pudhachya Varshi Laukar ya!!! re, re, re...
    Beijos no coração!!

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe magia da boa, ein?!
    Então ai também se aplica aquela boa e velha frase "volta pro mar, oferenda!" rs Eu faço absoluta questão de ganhar um ganesha de 8 metros!
    Perguntinha boa: serve botar ele num rio ou no lago? Gosti demais do ritual!!! :) Como todo o respeito que há!
    Mas falando sério agora... como é interessante isso, né? O homem realmente precisa de rituais, acho ótimo! O divino é sempre lindo!!!
    Que bom que vocês podem presenciar esses rituais nem tão diferentes dos que conhecemos....
    Ontem eu assisti uma entrevista com o Lenine em que ele contava que o pai perguntava a ele se ele gostaria de se aproximar do divino indo à missa ou ouvindo música... pense! Duas opções muito bem pensadas..

    Musica, missa, ganesha, ai ou aqui....

    ResponderExcluir
  3. Que coisa, não é mesmo? Por essas e outras, sou a favor de tradições também...veja o que sofrem hoje os jornalistas brasileiros, já que o capital mandou a tradição passear! Enfim, essa foi a parte que mais me chamou atenção...sem contar a viagem que deve ser conversar com pessoal de recepção de hotel, sobre essas descobertas gringas! VV

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm!!!! Essas 'modakas' me deixaram com água na boca... e Lord Ganesh não me parece ter aparência de avarento! Tou achando que aí na India eu teria coragem de subtrair do despacho alheio!

    ResponderExcluir
  5. A energia desse lugar deve ser incrível, deve ser o máximo conviver diretamente com tudo isso.
    Tô adorando...
    Por Lord Ganesh, eu adoraria estar aí!!!
    Beijão!!!!
    Saudades...

    ResponderExcluir
  6. Ah, Mik, só mudou o nome aí, mas isso aí tb É CARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRNAVAL!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir